sábado, 20 de fevereiro de 2010

nota de rodapé sem ser em rodapé

Pessoas e todo o tipo de jabuticabas,

o dia de hoje não foi parco em noticias. Não senhor. De forma que vos poderia falar de muita coisa, é certo, mas apraz-me tão somente referir dois nomes: Rodrigo Guedes de Carvalho e Miguel Sousa Tavares.

Isto para vos dizer que estou muito desiludida com ambos; mais com o primeiro que com o segundo. Enfim.

E porquê? Perguntam as vossas almas penadas. Porque estes dois senhores, que sublinho, admiro e respeito, tratam as outras pessoas por você. Não vou estar aqui com explicações gramaticais e de uso de língua porque primeiro não me apetece e depois porque são ambos jornalistas e se eles não sabem fazer uso da língua portuguesa então isto vai muito mal..

Não é que tratar alguém por você seja esteja errado. Não. É simplesmente feio e extremamente deselegante. E há tantas formas de escapar a tamanha deselegância: o senhor (a), referindo-se apenas à 3ºpessoa ( disse isto, fez aquilo) ou ainda tratando a pessoa pelo nome.

Tudo isto foi uma chatice pegada, mas perdoem-me lá; o você irrita-me profundamente.


ps: Sócrates, referindo-se ao discurso politico, utilizou a palavra "decência" .

2 comentários:

Sofia Duarte Silva disse...

Maria João,
Ainda bem que esta "nota de rodapé" não está "em rodapé"!
Acho mesmo que estes dois senhores (e muita da população portuguesa, diga-se e... infelizmente) deveriam ter de "assimilar" o tratamento por você como... um cabeçalho... ou mesmo, um título... daqueles em tamanho garrafal e a bold carregado!

o lavagante disse...

Olá de novo..:)

é bem verdade, bem verdade!!